Vice-campeã sul-americana de Xadrez é um dos destaques da Fenaj em Canasvieiras
- canalfalaatleta
- 17 de mai. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de mai. de 2025

Sarah a esquerda da foto participando da Fenaj 2025 - Foto: Marcos Teixeira Orsini
A vice-campeã sul-americana e detentora do título de Mestre Nacional de Xadrez, Sarah Oliveira Orsini, de apenas 9 anos, foi um dos destaques do Festival Nacional da Juventude de Xadrez – FENAJ 2025 que reuniu entre os dias 8 e 11 de maio, 240 enxadristas de várias partes do país, nas categorias sub 14, sub 16 e sub 18, no xadrez rápido, blitz e pensado.
Sarah é estudante do 4º ano na Escola Internacional de Florianópolis (EIF) e conquistou recentemente o bicampeonato catarinense de Xadrez. Apesar da pouca idade, Sarah já é referência na modalidade e chega ao FENAJ como um dos grandes destaques da categoria sub 14.
Com postura firme e leitura tática apurada, ela tem colecionado conquistas expressivas dentro e fora do Brasil, sendo vista como uma das maiores promessas do xadrez feminino nacional. Sua presença no festival não só eleva o nível da disputa, como também inspira outros jovens atletas que estão começando no esporte. "Eu adoro competir e aprender com cada partida. Estou muito feliz por representar meu estado e quero fazer o meu melhor no FENAJ", disse Sarah, demonstrando maturidade e entusiasmo.

Com apenas 9 anos, Sarah é Mestre Nacional de Xadrez - Foto: Vivian Passig
A trajetória de Sarah Oliveira Orsini e a realização do FENAJ 2025 evidenciam o quanto o xadrez juvenil tem evoluído no Brasil. O evento não é apenas uma competição: é uma oportunidade de formação, intercâmbio e valorização dos jovens talentos que estão moldando o futuro da modalidade. Para Sarah, o torneio é mais uma etapa rumo a conquistas ainda maiores. Para o público, é a chance de testemunhar o nascimento de novas estrelas no cenário do xadrez nacional.
Realizado pela Federação Brasileira de Xadrez (FBX), com organização da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), o evento é uma das principais vitrines do talento juvenil brasileiro no tabuleiro.
O presidente da Federação Catarinense de Xadrez, Marlon Rahn, falou ao portal Fala Atleta sobre a importância do evento: “Estamos com mais de 240 atletas inscritos de várias partes do Brasil, e os campeões do sub 16 irão compor a equipe olímpica do Brasil para a Olimpíada da categoria, assim como os demais campeões garantem vaga para o campeonato sul-americano da categoria”. Ele também destacou os benefícios para o estado: “É sempre bom trazer estes grandes eventos para Santa Catarina por todo o incentivo turístico e econômico que estão implícitos em competições deste porte”, finalizou.
Jornalista Dela Oliveira




Comentários