top of page

Santa Catarina é vice-campeã das Paralimpíadas Escolares 2024

  • Foto do escritor: canalfalaatleta
    canalfalaatleta
  • 30 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura

Parte da equipe de atletismo de Santa Catarina no Centro Paralímpico, em São Paulo Foto: Divulgação


Santa Catarina se sagrou vice-campeã das Paralimpíadas Escolares 2024, maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência em idade escolar.


O evento aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, desde terça-feira, 26, até essa sexta-feira, 29.


O campeão da competição foi São Paulo, pela 1 vez, somando 646 pontos. Santa Catarina, vice-campeã, somou 315 pontos e Minas Gerais, em terceiro, somou 293 pontos.


Prof. Gustavo Brandalise, da FME de Videira fez parte da equipe de técnicos do atletismo de SC Foto: Divulgação

Após o resultado final, Gustavo Costenaro Brandalise, professor de atividades adaptadas, da Fundação Municipal de Videira, que fez parte da equipe de técnicos de Santa Catarina na modalidade de atletismo nesta edição das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, conversou com o Fala Atleta sobre esta conquista do vice-campeonato:


"Na minha visão é uma competição fantástica que revela grandes paratletas e também onde aprendemos muito sobre a importância do esporte voltado para as pessoas com deficiência. De Videira conseguimos classificar 5 paratletas nas modalidades de atletismo e badminton e isso nos anima a continuarmos treinando-os. As conquistas recebidas foram com o paratleta João Vicente Maciel Perin da classe 36, que conquistou medalhas de ouro no salto em distância e lançamento de disco e uma prata nos 100m. Já o paratleta Ykaro Josiel Alves Farias da classe SL3 no badminton conquistou o bronze".


E acrescentou: "Além das medalhas que são super importantes pois coroam o nosso trabalho, a vivência para eles poder participar de um evento nacional com o apoio de associação, empresas, prefeituras e do governo do estado, motivam-os a continuarem se dedicando no esporte e sonhando cada vez mais alto", finalizou Brandalise.


Um dos destaques da natação e que conversou conosco via whatsapp, ainda no aeroporto, foi o paratleta de Criciúma, Nicolas Fonseca: "Fiquei bem feliz com as três medalhas, foram ótimas provas, consegui melhorar dois tempos e acho que também pude tirar bastante aprendizado dessa competição, ver Santa Catarina no pódio também é algo muito especial, pois significa que nossos atletas e o nosso estado continuam se destacando entre os melhores do país".


Nicolas conquistou três medalhas de ouro nesta competição nas provas dos 100 metros peito, 100 metros borboleta e 200 metros medley. Nicolas é aluno do Colégio Marista, em Criciuma e tem o apoio do Clube Mampituba e da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma.


Três provas e três ouros para Nicolas Fonseca na natação das Paralimpíadas 2024 Foto: Divulgação


Santa Catarina nas Paralimpíadas Escolares 2024


A delegação catarinense contou com 159 paratletas, além de técnicos, dirigentes e staffs, conquistando o vice-campeonato somando 315 pontos. No ano de 2014, Santa Catarina foi campeã geral das Paralimpíadas Escolares.


De acordo com o regulamento oficial, a classificação geral das Paralimpíadas Escolares 2024 foi definida pela soma das colocações dos estados obtidas em cada uma das modalidades, que obedece a uma pontuação pré-estabelecida para cada posição na tabela.


A edição de 2024 recebeu 2.013 atletas oriundos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Este é o maior número de participantes da história. Os inscritos deste ano superaram os 1.800 participantes da edição de 2023, recorde até então.


Santa Catarina nas modalidades:


Atletismo - 3º lugar

Bocha - 4º lugar

Basquete em cadeira de rodas - 3º lugar

Judô - 4º lugar

Natação - 2º lugar

Parabadminton = 19º lugar

Tênis com cadeira de rodas - 3º lugar

Tênis de Mesa - 4º lugar

Volei sentado - 6º lugar


* As demais modalidades não foram divulgadas as colocações gerais por estado no boletim do CPB.


Jornalista Delamare de Oliveira Filho

Comentários


Por: Delamare de Oliveira Filho

bottom of page