Marco La Porta, Presidente do COB, concedeu entrevista exclusiva ao Fala Atleta
- canalfalaatleta
- 1 de fev.
- 3 min de leitura

Marco Antônio La Porta, novo presidente do COB Foto: Rafael Bello/COB
O Presidente recém eleito do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) concedeu entrevista exclusiva ao Fala Atleta.
Carioca de Realengo, Marco La Porta ingressou aos 18 anos na Escola de Educação Física do Exército Brasileiro (EsEFEX), na Urca, onde cursou Educação Física.
Em 1992, se formou em Educação Física na Escola do Exército e posteriormente fez Mestrado em Ciência da Motricidade Humana na Universidade Castelo Branco e cursos de especialização em treinamento esportivo na Universidade Gama Filho.
Marco La Porta chefiou a Delegação Brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, quando o Brasil conquistou sua melhor colocação na história dos Jogos, conquistando 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 10 de bronze (totalizando 20 participações no pódio).
Confira a entrevista que o Presidente do COB, Marco Antônio La Porta,
concedeu exclusivamente ao Fala Atleta, falando sobre suas aspirações,
seus desafios e sobre em o novo ciclo olímpico que se inicia
e da importância do esporte catarinense no cenário nacional.
Boa leitura!

Marco La Porta nos Jogos Sul-americanos da Juventude, em Rosário 2022 Foto: William Lucas/COB
FALA ATLETA - Quem é Marco Antônio La Porta?
MARCO LA PORTA - Marco La Porta é um profissional de educação física que passou por todas as funções no esporte. Treinador, árbitro, presidente de confederação, chefe de equipe, diretor técnico, chefe de missão e vice presidente do COB. Iniciei minha carreira no Triathlon em 2001 e fui galgando os postos até chegar agora à Presidência do COB. Em 2021 tive a oportunidade de ser o Chefe da Missão mais vitoriosa do esporte brasileiro, nos Jogos Olímpicos de Tóquio onde o Brasil alcançou sua melhor posição no quadro de medalhas.
FALA ATLETA - Foi veiculado nos grandes veículos de comunicação que os principais pilares estratégicos de sua futura gestão são: Resultados Esportivos, Comunicação e Marketing e Gestão e Governança. A partir deles, quais as principais metas a serem alcançadas em sua gestão no COB?
MARCO LA PORTA - A grande meta do COB sempre serão os resultados esportivos, mas para você melhorar a sua performance você precisa ter recursos financeiros suficientes, providenciados pela comunicação e marketing, bem como uma gestão eficiente para que os recursos possa ser utilizados de forma assertiva. É a isso que me proponho, ter uma boa gestão para administrar os recursos obtidos pelo marketing resultando em mais medalhas.
FALA ATLETA - Quais os principais desafios a serem enfrentados nesta nova gestão do COB?
MARCO LA PORTA - O maior desafio sem dúvida alguma é a falta de renovação consequente de um investimento inadequado no desenvolvimento, na base. São poucos atletas que aparecem como revelação para o próximo ciclo e isso nos preocupa em relação aos resultados.
FALA ATLETA - Quais as modalidades merecem maior atenção para aprimorar o desempenho brasileiro no ciclo olímpico de Los Angeles 2028?
Precisamos investir nas modalidades que tiveram bons resultados em Tokyo e Paris para assegurar a continuidade do bom trabalho e buscar novas modalidades como o remo, ciclismo, tiro esportivo e as modalidades de luta para aumentarmos as chances de medalha nos próximos ciclos.

Yane Marques e Marco La Porta: eleitos para este novo momento do COB Foto: Divulgação/COB
FALA ATLETA - Qual a importância em termos dois ex atletas na presidência do COB e em especial uma mulher?
MARCO LA PORTA - A Yane traz a experiência dela como atleta e sempre será uma referência não apenas pela medalha obtida em Londres, mas pelo trabalho que fez no pós carreira, se capacitando e liderando a Comissão de Atletas do COB no ultimo ciclo.
FALA ATLETA - Como o senhor observa o desenvolvimento do esporte de Santa Catarina no cenário nacional?
"Santa Catarina tem uma importância muito grande para o
esporte nacional. É um estado que se destaca em diversas
modalidades, como exemplo temos o Tênis, o Surfe e Triathon.
O Jasc é o berço de muitos atletas, o que faz com que este
estado tenha muita relevância para o esporte da região sul
e de todo o país". (La Porta, Presidente do COB)
FALA ATLETA - Qual a mensagem que o senhor deixa para os atletas que vislumbram disputar os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028?
MARCO LA PORTA - Nunca desistam dos seus sonhos, treinem bastante e de forma correta, mas entendam que ser atleta é uma profissão que exige dedicação 24 horas por dia, pois passa pelo sono e pela alimentação.
Jornalista Delamare de Oliveira Filho
Comments