Entrevista Exclusiva para o Fala Atleta: Alan Franklin, o melhor da World Futsal Cup Sub-18 2024
- canalfalaatleta
- 11 de mar.
- 3 min de leitura

Alan, campeão mundial de futsal com o Jec Krona Foto: Arquivo Pessoal/Alan Franklin
O futsal catarinense segue revelando grandes talentos, e um dos nomes que vem ganhando destaque é o do jovem Alan Severiano Franklin. Natural de Lages, Santa Catarina, nascido em 14 de março de 2006, e com apenas 18 anos, ele já carrega no currículo um feito impressionante: campeão mundial e eleito o melhor jogador da World Futsal Cup Sub-18 2024, realizada entre os dias 26 e 30 de dezembro, em Barcelona, na Espanha.
Defendendo as cores do Jec/Krona, Alan brilhou na competição, marcando 10 gols em 6 jogos, sendo 3 na vitória marcante por 8x4 sobre o Futsal Mataró na grande final.
Ao longo de sua carreira, Alan acumulou diversos títulos, incluindo: Taça Brasil Sub-17 (2021); Olesc Estadual Sub-16 e Campeonato Catarinense Sub-17 (2022); Campeonato Catarinense Sub-17 e Joguinhos Abertos Sub-18 (2023); Copa do Mundo Futsal Sub-21, Joguinhos Abertos SC Sub-18, Campeonato Catarinense Sub-20 e World Cup Sub-18 (2024).

Alan, o melhor atleta da World Futsal Cup Sub-18 2024 Foto: Arquivo Pessoal/Alan Franklin
O Fala Atleta bateu um papo exclusivo com Alan Franklin, de contrato renovado com o Jec Krona para entender melhor a sua trajetória, os desafios enfrentados e as expectativas para o futuro. Como foi a experiência de jogar um torneio internacional? O que significa para ele ser eleito o melhor jogador da competição? Essas e outras questões serão respondidas pelo craque, que já demonstra maturidade e talento para seguir brilhando no futsal.
Confira a entrevista completa!
FALA ATLETA - Como foi o início no futsal e por que escolheu ser atleta desta modalidade?
ALAN FRANKLIN - Comecei minha trajetória em um projeto social aos 9 anos, antes disso jogava apenas na escola, até a mãe de um amigo falar com a minha mãe para eu começar a treinar de fato. Gratidão às duas pessoas que me fizeram ser o atleta que sou hoje: Grato ao Anderson Rodrigues e ao Edgar Camilo.

Alan com o técnico Edgar Camilo Foto: Arquivo Pessoal/Alan Franklin
FALA ATLETA - Você joga pelo JEC/Krona e como foi convidado para este a World Futsal Cup?
ALAN FRANKLIN - Nosso treinador das categorias de base Fábio Galdino é dono da Five futsal, ele me convidou para representar Joinville e o Brasil nessa competição.
FALA ATLETA - Já havia participado de alguma competição internacional?
ALAN FRANKLIN - Sim, fui campeão da Copa Mundo do Futsal em 2024, eliminando times representantes do Japão, Colômbia, Argentina e Rússia na grande final.
FALA ATLETA - Como foi ser escolhido o melhor jogador numa competição tão importante?
ALAN FRANKLIN - Uma sensação incrível, na hora me passou um filme na cabeça, o abraço com o treinador, o sacrifício da família, meu sacrifício diário. Mas o prêmio não é só meu, vai para toda a equipe, sem eles isso não seria possível.
FALA ATLETA - Qual o jogo inesquecível e por que?
ALAN FRANKLIN - Posso citar alguns jogos, como meu primeiro título pelo Jec/Krona, onde marquei 3 gols na final, Final da Copa Mundo contra os russos onde conquistamos o primeiro título internacional da história do clube e a final da World Cup, onde marquei um Hat-trick e fui o melhor jogador.
FALA ATLETA - Qual seu sonho no esporte e na vida?
ALAN FRANKLIN - Ser jogador da Seleção Brasileira e dar orgulho e uma vida melhor para meus pais.
FALA ATLETA - Como você observa a estrutura do futsal catarinense para a formação de novos atletas?
ALAN FRANKLIN - O futsal tem crescido muito nos últimos anos, os clubes têm investido mais na base. Então eu vejo que logo o futsal revelará ainda mais craques do que já revela.
FALA ATLETA - Quem é seu maior ídolo no esporte?
ALAN FRANKLIN - Costumo dizer que não tenho um ídolo no esporte, pois nunca acompanhei fanaticamente o futsal. Mas um ídolo na vida sem dúvidas é meu pai, me ensinou coisas que valem muito mais que qualquer título.

O pai, Paulo; Alan Fraklin e a mãe, Vânia Foto: Arquivo Pessoal/Alan Franklin
FALA ATLETA - O que seus pais representam para você em sua trajetória esportiva?
ALAN FRANKLIN - Meus pais sempre me apoiaram em tudo, sempre me deram total suporte e apoio, isso é por eles, para eles sempre, são eles quem me dão força para seguir, para continuar, sempre lembro que eles estão do outro lado da tela assistindo e que é tudo por eles.
Jornalista Delamare de Oliveira Filho
Comments