Fórmula 1 2025: Summer Break e Silly Season agitam rumores e disputas no grid
- canalfalaatleta
- 23 de ago.
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Com a pausa de verão até o GP da Holanda, bastidores da F1 fervem com especulações sobre vagas para 2026 e a disputa acirrada pelo título

F1 deseja a você boas férias!" - Reprodução/Internet
O último GP antes das férias foi diferente para quem é fã de Fórmula 1.
Essa pausa obrigatória na categoria - que segue até 28 de agosto - é essencial para as equipes recuperarem o fôlego para enfrentar o restante do campeonato.
No total, o regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) exige que as escuderias interrompam suas atividades por 14 dias, que devem ser cumpridos, neste ano, após o Grande Prêmio da Bélgica até o GP da Holanda, que marca o retorno das corridas.
E é justamente nesse período de férias, quando os motores desligam e as arquibancadas esvaziam, que os rumores nos bastidores ganham força, dando início à “Silly Season”. Ou seja, os torcedores ainda têm muito o que acompanhar!
Entendendo como funciona o Summer Break na Fórmula 1: As semanas de descanso são previstas para acontecer no calendário anual da categoria entre o final de julho e o mês de agosto, de modo que as equipes, pilotos e demais estruturas envolvidas possam curtir o verão europeu após meses de trabalho intenso.
A pausa se tornou indispensável desde que as etapas do campeonato foram expandidas. Hoje, são realizadas 24 provas no total, que acontecem em 21 países e cinco continentes, exigindo viagens constantes para locais de temperaturas e altitudes extremas.
Outro motivo para os 14 dias de paralisação é o controle de custos: as equipes não podem manter fábricas em funcionamento, nem realizar pesquisas ou projetos de melhoria nos carros.
No entanto, podem continuar com alguns trabalhos fundamentais de manutenção, desde que não impliquem vantagens competitivas no retorno das atividades.
Mas essas semanas só significam calmaria na pista, porque os bastidores seguem a todo vapor, com especulações para o restante do ano e a famosa dança de cadeiras entre pilotos que não garantiram seus contratos para 2026, entre outras surpresas.
Silly Season: quais são as suas apostas?
A “temporada das bobagens”, em tradução literal, é um termo utilizado para se referir aos boatos que surgem em meio ao campeonato sobre trocas de pilotos e movimentações no grid.

Pilotos e equipes da Fórmula 1 para a temporada 2026 – Foto: Reprodução/Instagram/Fórmula 1
Atualmente, oito assentos para 2026 seguem indefinidos. Na Mercedes, George Russell e Kimi Antonelli devem permanecer, segundo Toto Wolff, chefe da escuderia. Isso deixa quatro atletas no centro das especulações: Yuki Tsunoda (Red Bull Racing), Franco Colapinto (Alpine), Liam Lawson e Isaak Hadjar (Racing Bulls).

Foto: Reprodução/Internet
Os pilotos sob pressão:
● Yuki Tsunoda: Sua estreia ocorreu na antiga Alphatauri, em 2021, sendo promovido para a Red Bull Racing no início deste ano. No entanto, não conseguiu entregar bons resultados como segundo piloto e ainda precisa lidar com a pressão de ser companheiro do atual campeão mundial, Max Verstappen. Outro fator que agrava sua situação é o fato da RBR ter encerrado a parceria com a Honda, sua principal patrocinadora. Já na equipe junior da empresa de energéticos, a Racing Bulls, ambos os pilotos estão sendo observados com cautela e precisarão provar que merecem renovar os contratos já nas próximas etapas.
● Isaak Hadjar: Em sua primeira temporada, acumula 22 pontos, o que o beneficia nas negociações, inclusive para uma possível substituição de Tsunoda no próximo ano.
● Liam Lawson: Estreou na Fórmula 1 em 2023, pela Racing Bulls, substituindo Daniel Ricciardo. No ano passado, chegou a ser piloto titular na mesma equipe e, em 2025, participou de duas corridas pela Red Bull Racing. Por não atender às expectativas, foi trocado por Tsunoda e agora precisa melhorar seus resultados na equipe júnior para continuar com a vaga.
● Franco Colapinto: O argentino, que já tinha estreado como substituto na temporada passada, conseguiu a vaga de titular na Alpine após o novato Jack Doohan ser descartado por seu mau desempenho nas primeiras oito corridas. Ainda assim, Franco também não tem conseguido atingir resultados satisfatórios e não marcou pontos nas seis etapas que disputou.
Apesar dos dramas já conhecidos, a chegada da 11ª escuderia e sua dupla no grid se mantêm misteriosas
A estadunidense Cadillac, que fará parte da Fórmula 1 a partir de 2026, tem sido o principal alvo da silly season, já que traz a oportunidade de introduzir dois novos pilotos - ou será que vamos ser surpreendidos com a volta de nomes já experientes da categoria? Pelos rumores que circulam no paddock, os atletas cotados são Valtteri Bottas, Sérgio Perez, Mick Schumacher, Guanyu Zhou, Alex Dunne e o brasileiro Felipe Drugovich.
Apesar da esperança ser a última que morre, é importante já alinhar as nossas expectativas, afinal, os maiores jornais esportivos apontam que a dupla mais provável para ocupar as vagas seja composta por Bottas e Perez, dois veteranos.
Bom, mas ainda resta uma última incógnita para os fãs e especialistas em automobilismo fazerem suas apostas:
Quem será o grande vencedor da atual temporada?
Júlia Volken



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