Festival Escolar Dança Catarina em São José celebra a dança nas escolas
- canalfalaatleta
- 1 de out.
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de out.

Foto: Gianmarco Soares de Vargas
Na noite desta terça-feira, 30, o palco do Auditório Teatro Hermelinda Izabel Merize, no Centro Multiuso, em São José, foi tomado por cores, movimentos e emoções durante a
17ª Mesorregional do Festival Escolar Dança Catarina, considerado o maior evento de Dança Escolar do Brasil.
Com mais de 20 anos de história, o Festival nasceu com a missão de fomentar a dança nas escolas e valorizar a educação integral de crianças e adolescentes como ferramenta essencial para a formação cidadã.
Muito além de uma competição, o evento é um verdadeiro espetáculo itinerante, que percorre anualmente mais de 7 mil quilômetros em Santa Catarina, levando cultura, arte e educação aos quatro cantos do Estado.

Foto: Gianmarco Soares de Vargas
Jeferson Ramos Batista, presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em entrevista ao jornalista Dela Oliveira, do Canal Fala Atleta, ressaltou: “O Dança Catarina é um evento que percorre várias regiões do estado, já é tradição na Fesporte. É uma alegria estarmos aqui em São José, num teatro tão especial. Aproveito para agradecer o município de São José por receber o evento e agradecer a todas as cidades que receberam o Festival Dança Catarina. Parabenizo a todos os dançarinos, coreógrafos, professores, a equipe do Dança, em especial a Mapi e o João por este lindo trabalho e a toda a equipe da Fesporte”.
Luciano Heck, Secretário-Adjunto de Esporte de São José também foi entrevistado e destacou sua paixão pelo festival: “Eu sou apaixonado por este projeto que a Mapi leva para todo o estado, o maior festival itinerante do Brasil. Acompanho há muitos anos este evento, trazia minha filha para levar as medalhas na premiação, é motivo de muita alegria, receber neste momento em São José, o Festival Dança Catarina”.
Mapi Cravo, coordenadora geral do festival, afirmou: “O Festival Escolar Dança Catarina é um grande desafio, que amamos fazer, pois estamos falando da grande casa do esporte que é a Fesporte. Viajamos cerca de 60 dias por várias regiões do estado, e foi um show de beleza”.
João Biasotto, coordenador técnico do Festival Escolar Dança Catarina destacou a amplitude deste evento: “É um grande prazer organizar o Dança Catarina, este festival gigante, quem participa sabe o que eu estou falando, sua amplitude, a participação de diversos dançarinos. É um festival muito dinâmico, estamos sempre em lugares diferentes, são várias culturas diferentes. Ver estas crianças no palco é sensacional, num ano que tivemos a participação de mais de 140 municípios”.

A dançarina, Isadora Marques Bernardino, de 10 anos, estudante do 4º ano da Escola de Educação Básica Municipal Maria Amália Cardoso, de Governador Celso Ramos, falou da alegria em participar do festival: “é muito bom estar aqui representando minha escola, receber o apoio da minha mãe, da minha professora. Eu gosto muito de estar aqui”.
Realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e da Gerência de Esporte Educacional (GEDED), o festival é construído em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e as Secretarias Municipais de Educação, além do apoio das Prefeituras Municipais.Mais do que passos e coreografias, cada apresentação traduz sonhos, disciplina, dedicação e a certeza de que a arte tem o poder de mudar vidas.

Foto: Gianmarco Soares de Vargas
Confira os campeões da 17ª Mesorregional do Festival Escolar Dança Catarina
Categoria Mirim – Popular:
Colégio Bliss (São José) / Coreografia: Caminho das Índias
Categoria Mirim Livre – Temática 1:
Colégio Bliss (São José) / Coreografia: Um vestido para ela
Categoria Mirim Livre – Temática 2:
Colégio Bliss (São José) / Coreografia: Um gesto de amor verdadeiro
Categoria Infantil – Popular:
E.E.B.M. Maria Amália Cardoso (Gov. Celso Ramos) / Coreografia: O boi ainda Vive
Categoria Infantil Livre – Temática 1:
E.E.B.M. Maria Amália Cardoso (Gov. Celso Ramos) / Coreografia: Mar de plástico
Categoria Infantil Livre – Temática 2:
E.E.F. Venceslau Bueno (Palhoça) / Coreografia: La Gioconda
Categoria Juvenil Livre – Temática 1:
Colégio Governador Ivo Silveira (Palhoça) / Coreografia: Em Chamas
Categoria Juvenil Livre – Temática 2:
Colégio Governador Ivo Silveira (Palhoça) / Coreografia: As linhas tortas de Deus
Categoria Juvenil – Popular:
Colégio Bliss (São José) / Coreografia: Vermelho é a cor do meu amor
Jornalista Dela Oliveira / falaatletaoficial@gmail.com
CANAL FALA ATLETA – O CANAL DE TODAS AS MODALIDADES





Comentários