top of page

Espelho, Espelho Meu… Como Será o Meu Amanhã?

  • Foto do escritor: canalfalaatleta
    canalfalaatleta
  • 29 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de jul.

ree

Imagem: Criada por IA


Fala, atleta!


Você já parou para pensar em como estará daqui há 10, 15 ou 20 anos?


Como é de conhecimento geral, a expectativa de vida tem aumentado ao longo dos anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil está projetada para 76,8 anos em 2025, enquanto no ano 2000 era de 71,1 anos.


A longevidade humana é influenciada por diversos fatores, sendo a prática regular de atividade física um dos mais relevantes.


E você, que é atleta ou pratica atividade física regularmente, está em vantagem em relação à média da popdia.Como percebido com a nossa nadadora Maria Lenk, a primeira brasileira a conquistar recordes mundiais, após interrupção na carreira de atleta, retornou às competições na categoria master.


E com 85 anos, saiu do Mundial de 2000 com 5 medalhas de ouro. E até os seus últimos dias de vida nadava cerca de 1 500 metros por dia.


No estudo realizado por Altulea e colaboradores (2025), publicado na revista Gerociência, investigou a relação entre diferentes modalidades esportivas e a expectativa de vida em uma população diversificada de atletas internacionais.


Os resultados mostraram que em grande parte das modalidades, impactaram positivamente na expectativa de vida desses atletas investigados. Com o envelhecimento crescente da população, observa-se atualmente uma ampla oferta de atividades físicas voltadas para adultos, inclusive em contextos competitivos.


Por exemplo, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), existe um grupo de vôlei master, além disso, oferecem atividades de basquetebol, artes marciais e outras. Já na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) também é ofertado diversas atividades como o basquetebol, a dança, alongamento.


Além disso, alguns clubes oferecem e natação, diversas academias aulas de balé, jazz e outras modalidades voltadas para adultos. Diante do exposto, fica evidente que a prática regular de atividades físicas desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e no aumento da expectativa de vida.


Com o avanço da idade da população brasileira, cresce também a importância de incentivar a participação em esportes e exercícios físicos ao longo de toda a vida, não apenas pela melhoria na qualidade de vida, mas também pelos possíveis ganhos em longevidade.


Seja em contextos recreativos ou competitivos, o engajamento em práticas corporais contribui significativamente para um envelhecimento mais ativo, saudável e socialmente integrado. Assim, refletir sobre o futuro também é pensar nas escolhas que fazemos hoje — e manter-se ativo é, sem dúvida, uma das mais importantes.

 

 

Maiores informações em:

ALTULEA, Abdullah; RUTTEN, Martijn G. S.; VERDIJK, Lex B.; DEMARIA, Marco. Sport and longevity: an observational study of international athletes. Geroscience, [S.L.], v. 47, n. 2, p. 1397-1409, 12 ago. 2024. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s11357-024-01307-9.


Profa. Dra. Sabrina Fernandes de Azevedo

 

Comentários


Por: Delamare de Oliveira Filho

bottom of page