top of page

Emanuela Ristow, judoca de Chapecó, participou de Circuito Europeu na Alemanha

  • Foto do escritor: canalfalaatleta
    canalfalaatleta
  • 2 de abr. de 2025
  • 2 min de leitura

Emanuela Ristow participou do Circuito Europeu de Judô, na Alemanha Foto: Emanuela Ristow/Arquivo Pessoal


A jovem Emanuela Ristow, de 15 anos, da equipe Acha Judô, de Chapecó, participou do Circuito Europeu no mês de março, na Alemanha, onde também participou de treinamentos intensivos.


O objetivo da competidora é conquistar uma vaga no Pan-Americano, no Mundial de Judô e reafirmar seu compromisso com o esporte em sua crescente carreira. O Circuito Europeu foi uma vitrine para a judoca não apenas mostrar seu talento, mas também adquirir experiência e visibilidade no cenário internacional


Por meio de aplicativo de mensagem, o Fala Atleta conversou com Emanuela, que contou um pouco dos momentos vivenciados em território germânico: "Nunca participei de uma competição internacional mas eu estava muito ansiosa e ao mesmo tempo com medo em questão de ficar longe da família e longe de casa. Estava confiante, não precisava ser o primeiro lugar mas eu tinha que dar o meu máximo no tatame dar o meu melhor, mesmo não tendo chegado ao podium, estou muito feliz. Foram três lutas difíceis e volto para casa com a minha mala cheia de experiência"

Família e esporte: a base de tudo

Thiago (o pai), a irmã Gabriela, Emanuela e Aliane (a mãe) Foto: Aliane Ristow/Arquivo Pessoal


O Fala Atleta entrou em contato com a família de Emanuela e a mãe, Aliane Padilha dos Santos Ristow, fez o seguinte comentário acerca da trajetória esportiva da filha: "Com o coração transbordando de orgulho e emoção, vejo minha menina alcançar um sonho que foi construído em tão poucos anos, mas com muita dedicação, disciplina e sacrifícios. Pela primeira vez, ela veste o quimono da Seleção de Base do Brasil no judô, representando não só a si mesma, mas toda uma jornada de superação. Foram incontáveis treinos, dias de dor e cansaço, momentos de dúvida e desafios imensos, mas ela nunca desistiu".
E afirmou com muito orgulho e emoção: "Como mãe, testemunhei suas lágrimas nos momentos de derrota e sua alegria nas vitórias, sempre ao lado dela, apoiando, incentivando e, acima de tudo, acreditando. Hoje, vejo que tudo valeu a pena. O orgulho de vê-la representar o Brasil me emociona e reforça que todo esforço é recompensado. Que essa seja apenas a primeira de muitas conquistas! Minha filha, minha campeã!"

Jornalista Delamare de Oliveira Filho




Comentários


Por: Delamare de Oliveira Filho

bottom of page