top of page

Catarinense Nicolas Fonseca conquista três medalhas na Gymnasiade 2024

  • Foto do escritor: canalfalaatleta
    canalfalaatleta
  • 11 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de nov. de 2024

Nicolas no lugar mais algo do pódio, no Bahrein Foto: Nicolas Fonseca/Instagram


"Felicidade e Realização". Estas foram as palavras proferidas pelo paratleta Nicolas Fonseca Coelho para descrever a sensação ao se tornar campeão mundial escolar de natação na Gymnasíade 2024.


Nicolas, natural de Criciúma, estudante do Ensino Médio do Colégio Marista, conquistou a medalha de ouro nos 200 metros medley e as medalhas de prata nos 50 metros borboleta e nos 50 metros livre. Ele começou a treinar natação em 2016 e em 2018 iniciou sua participação em competições.


"Estou feliz demais. Fiz minha melhor marca no nado medley e é muito bom representar tão bem nosso país. Quero dedicar esta medalha para meus pais que sempre estão comigo, me apoiando em tudo que faço".


É a sua segunda participação, Nicolas participou no Rio de Janeiro, na edição passada.


"Susto no retorno para casa"

Familiares e amigos foram receber Nicolas no Aeroporto Internacional de Florianópolis Foto: Alessandra Fonseca/Arquivo Pessoal


O nadador Nicolas Fonseca levou um "susto" quando chegou no Aeroporto Internacional de Florianópolis. Foi recebido pelos familiares e amigos que fizeram muita festa para recepcioná-lo.


Após a recepção e os abraços, ele deu a seguinte declaração ao Fala Atleta: "Foi incrível, levei até um susto quando ouvi eles gritando meu nome no aeroporto [risos]. Não tinha percebido eles lá e também não achava que fariam algo assim à meia noite de um sábado no meio do aeroporto [risos]. Achei muito legal, isto motiva a gente, porque mostra o tanto de gente que estava acompanhando e torcendo", destacou o campeão.


A mãe Alessandra Coelho Fonseca, também deixou sua mensagem ao Fala Atleta: "Nunca imaginamos que um dia viveríamos estes momentos. Quem diria que por conta de um acidente, que nos deixou sem chão, estaríamos aqui hoje festejando esta conquista".


E acrescentou emocionada: "A vida nos surpreende de maneiras que nunca entenderemos. Gratidão é a palavra. Parabéns meu filho, pelo seu empenho, por sua garra e superação. Temos muito orgulho da pessoa que és e do grande atleta que está se tornando. Continue assim, seu esforço está valendo a pena e ainda vai te levar muito longe..."


O pai Sandro, Nicolas, a mãe Alessandra e a irmã Emanuely Foto: Alessandra Fonseca/Arquivo Pessoal


A natação entrou na vida de Nicolas por necessidade. Ele desenvolveu escoliose após ser atropelado quando tinha pouco mais de dois anos de idade e teve uma das pernas amputadas. A natação surgiu por consequência do acidente e ele desenvolveu a paixão pelo esporte, se tornando um paratleta multicampeão. 


Jornalista Delamare de Oliveira Filho







Comentários


Por: Delamare de Oliveira Filho

bottom of page