top of page

Catarinense Mariana Nara é a primeira do ranking nacional de xadrez até 16 anos

  • Foto do escritor: canalfalaatleta
    canalfalaatleta
  • 10 de jan. de 2025
  • 2 min de leitura

Mariana, natural de Penha, é a número 1 do ranking nacional de xadrez sub 16 Foto: Arquivo Pessoal da Atleta


A catarinense Mariana Nara Santana da Costa, de 14 anos, natural de Penha, é a primeira colocada do ranking nacional sub 16 feminino da Confederação Brasileira de Xadrez.


A atualização do ranking, que traz Mariana na primeira posição, foi divulgado no dia 31 de dezembro.


A enxadrista catarinense começou a jogar xadrez aos oito anos de idade, em um projeto municipal onde seu pai, Michael David da Costa, era o professor. "No começo eu ia acompanhar meu pai, aí fui aprendendo e me apaixonei pelo xadrez", destacou Mariana.


Em destaque na conquista do Campeonato Brasileiro de 2024 sub 14 Foto: @jornaljc/Instagram


Ao ser indagada sobre qual a competição inesquecível, Mariana respondeu: "o meu primeiro brasileiro escolar em 2019 que eu fiquei em 4º lugar. Foi a primeira vez que eu sai do estado para jogar xadrez e lá eu senti que era o que eu queria fazer. Foi muito importante para mim ver como funcionava um torneio tão grande e perceber que eu tinha chances de crescer mais se eu me esforçasse".


Ao longo de sua trajetória no xadrez, Mariana já obteve conquistas bastante significativas. A enxadrista é ⁠Campeã Nacional Blitz em 2024; ⁠Bicampeã do JEBS (Jogos Escolares Brasileiros) em 2022 e 2024; Tricampeã Campeã Brasileira Escolar nos anos de 2021, 2022 e 2023 ⁠e Campeã Nacional sub 12 Clássico em 2021.


Seu grande ídolo no xadrez é o Mestre Internacional Cesar Umetsubo, seu professor há quase 4 anos, uma das pessoas que ela mais admira neste esporte. "Gosto muito do seu estilo de jogo e como ele consegue ensinar tão bem e com tanta clareza", ressaltou Mariana ao falar de seu Mestre.

Mariana no Campeonato Mundial de Xadrez Juvenil 2024 Foto: Arquivo Pessoal da Atleta


A atleta tem o sonho de participar de uma Olimpíada e diz que seu pai, Michael e o treinador Cesar são as pessoas que mais a apoiam e com eles, se sente cada vez mais forte para concretizar seu sonho.


Jornalista Delamare de Oliveira Filho





2 comentários


Edylci Oliveira
Edylci Oliveira
11 de jan. de 2025

Essa atleta do Xadrez, Mariana é realmente excelente. Parabéns aos mestres que ensinam e motivam essa garota.

Curtir
Delamare De Oliveira Filho
Delamare De Oliveira Filho
19 de jan. de 2025
Respondendo a

Obrigado pelo seu comentário. Continue acessando e sabendo de tudo que acontece no esporte de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo.

Curtir

Por: Delamare de Oliveira Filho

bottom of page