Países do BRICS assinam acordo para ampliar cooperação esportiva
- canalfalaatleta
- 10 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jul.

Reunião representantes dos BRICS - Foto: Assessoria de Comunicação - Ministério do Esporte
Beijing, 8 jun (Xinhua) -- Representantes dos países do BRICS assinaram na semana passada, em Brasília, o Memorando de Entendimento sobre a Cooperação no Campo da Cultura Física e do Esporte, com o objetivo de aprofundar a colaboração entre os membros no campo esportivo.
Durante a Reunião dos Ministros de Estado de Esportes do BRICS 2025, os responsáveis pelas pastas esportivas dos países revisaram os avanços da cooperação desde o último encontro, compartilharam experiências sobre o desenvolvimento esportivo nacional e discutiram maneiras de intensificar a parceria em áreas como esporte de alto rendimento, esporte de base, cultura esportiva, ciência do esporte, esportes tradicionais e integridade esportiva.
O diretor da Administração Geral dos Esportes da China, Gao Zhidan, destacou em seu discurso que o esporte é um elemento fundamental dos intercâmbios interpessoais entre os países do BRICS, apreciado por seus povos e atuando como ponte para o entendimento mútuo e a aprendizagem entre civilizações. Gao ressaltou que, embora cada país tenha características e pontos fortes distintos, o desenvolvimento do esporte é uma responsabilidade comum, e o fortalecimento do aprendizado mútuo é uma aspiração coletiva.
Ao fim do encontro, foi aprovado e assinado o Memorando de Entendimento, cujo objetivo principal é fortalecer e ampliar a cooperação esportiva entre os países do BRICS e promover benefícios mútuos. Entre as áreas previstas de cooperação estão: promoção da inclusão social por meio do esporte; intercâmbio de atletas, treinadores e profissionais do setor; organização de campos de treinamento conjunto; e incentivo à participação conjunta em competições esportivas internacionais.
O documento também propõe que os países do BRICS compartilhem ativamente experiências em gestão esportiva, pesquisa científica, combate ao doping e manutenção de instalações esportivas. Além disso, enfatiza o compromisso com o desenvolvimento de modalidades esportivas tradicionais, étnicas e não olímpicas.
Fonte: Xinhua português in https://portuguese.news.cn/20250609/4918224d98844e83956f0f5253108c0b/c.html
Jornalista Dela Oliveira




Comentários