top of page

GM brasileiro André Diamant vence o Brazil Chess Series Floripa 2026, e peruana Fiorella Contreras é campeã no feminino

  • Foto do escritor: canalfalaatleta
    canalfalaatleta
  • 26 de jan.
  • 2 min de leitura



O Festival Brazil Chess Series 2026, realizado entre os dias 16 e 25 de janeiro, em Florianópolis, foi encerrado no domingo (25), após dez dias de programação. Disputado no Lira Tênis Clube e no Hotel Faial Prime Suites, o evento reuniu 542 jogadores de 20 países, com representantes das 27 unidades federativas do Brasil, distribuiu R$ 100 mil em prêmios e teve como campeão o Grande Mestre (GM) brasileiro André Diamant, que encerrou a competição invicto.


Diamant somou 8,5 pontos em 10 rodadas e garantiu a primeira colocação nos critérios de desempate. O GM norueguês Aryan Tari ficou em segundo lugar, seguido pelo Grande Mestre Luis Paulo Supi, atual campeão brasileiro, que encerrou o torneio na terceira posição.



No feminino, a campeã foi a Mestre FIDE (FM) Fiorella Contreras Huaman, do Peru. A Mestre Internacional Feminina Maria Florencia Fernandez, da Argentina, conquistou o segundo lugar, enquanto a Mestre Internacional Feminina (WIM) Anapaola Borda Rodas, também da Argentina, terminou na terceira colocação.


Ao todo, o festival contou com mais de 170 jogadores titulados, entre eles 10 dos 15 Grandes Mestres brasileiros. A edição integrou ainda as atividades comemorativas dos 100 anos do Lira Tênis Clube.


O organizador geral do festival e vice-presidente técnico da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Kaiser Luiz Mafra, destacou o trabalho coletivo envolvido na realização do evento e a proposta da franquia Brazil Chess Series. “O BCS é resultado do esforço de uma equipe ampla, que envolve patrocinadores, organizadores, árbitros, voluntários, parceiros e jogadores muito dedicados. Nosso objetivo é proporcionar uma competição tecnicamente qualificada, com boas condições de jogo, transparência, acesso e ações que contribuam para o desenvolvimento do xadrez em diferentes níveis”, afirmou.


Além do torneio principal, o Brazil Chess Series 2026 promoveu oito eventos simultâneos, incluindo torneios de xadrez blitz, rápido e em duplas, congresso acadêmico, o 4º Encontro Sul-Americano de Xadrez Feminino e um curso de formação de árbitros, gratuito para mulheres. As partidas e atividades tiveram transmissão pelo canal oficial do evento no YouTube.


Texto: Liziane Vicenzi - Assessoria de Imprensa do BCS / Fotos: Vivian Passig

Comentários


Por: Delamare de Oliveira Filho

bottom of page