Eduarda Martins: a paixão pelo tabuleiro e pelas peças de xadrez se deu aos 5 aninhos
- canalfalaatleta
- 9 de fev.
- 2 min de leitura

Eduarda no Brazil Chess Series 2025 em Florianópolis Foto: Vivian Passig/BCS
Uma das enxadristas que passou por Florianópolis no mês de janeiro, foi a gaúcha Eduarda Baldisserotto Martins, de 12 anos, natural de Porto Alegre, residente em Caxias do Sul, e atual campeã estadual de xadrez feminino no Rio Grande do Sul.
Eduarda participou do Brazil Chess Series, o maior evento de xadrez da América do Sul que aconteceu entre os dias 17 a 26 de janeiro no Lira Tênis Clube e finalizou sua participação em 4º lugar na categoria Sub 14 Feminino, com 4/10 pontos.
Em suas redes sociais, a enxadrista postou as seguintes palavras: "Terminei o BCS Floripa 2025 em 4º lugar na categoria Sub 14 Feminino, com 4/10 pontos. Foi meu segundo torneio pensado e, mesmo não ficando no pódio, estou muito feliz com o que aprendi. Este é um torneio grande, com jogadores muito bem preparados, conhecidos internacionalmente!"
O Brazil Chess Series é uma competição que vale pontos para o ranking internacional e reuniu 400 atletas de 19 países do mundo: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Irlanda, México, Paraguai, Peru, Síria, Uruguai, Venezuela, Escócia, Suíça, Egito, Espanha, França e Noruega.

Eduarda se apaixonou pelo tabuleiro e pelas peças aos 5 anos de idade Foto: Arquivo Pessoal
Quem é Eduarda Baldisserotto Martins
Eduarda é uma garota que começou a jogar xadrez com 5 anos de idade, segundo ela relatou ao Fala Atleta a paixão pelo xadrez foi instantânea, "Eu tinha 5 anos. Vi aquele tabuleiro de madeira em casa e as peças me atraíram, o que despertou minha curiosidade sobre como se jogava. Então, pedi para minha mãe me ensinar a jogar, e, para mim, era como qualquer outro jogo de tabuleiro normal, algo que eu não levaria a sério no futuro".
Atualmente a gaúcha de Porto Alegre, reside em Caxias do Sul e estuda no Colégio La Salle Carmo, indo para o 7º ano do Ensino Fundamental em 2025.
A paixão pelo xadrez, segundo Eduarda vai muito além do tabuleiro. Para ela, o xadrez desenvolve o foco, o QI e a capacidade de tomar decisões próprias.
Principais Conquistas de Eduarda:
4º lugar no Brazil Chess Series Florianópolis 2025 na categoria Sub 14 Feminino
Campeã Estudantil do Rio Grande do Sul (CERGS) 2024.
Principais participações da enxadrista:
Brazil Chess Series Florianópolis 2025
Campeonato Estudantil de Xadrez do Rio Grande do Sul 2024
XIX Festival Sudamericano de la Juventud 2023
Jornalista Delamare de Oliveira Filho




Comentários