top of page

CBF altera regulamento da Copa do Brasil a partir de 2025

  • Foto do escritor: canalfalaatleta
    canalfalaatleta
  • 9 de jan.
  • 2 min de leitura

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira, 6, alterações importantes no regulamento da Copa do Brasil a partir de 2025.


A principal alteração foi o fim da vantagem do empate para os times visitantes nas duas primeiras fases.


Com o novo regulamento, caso o jogo termine em empate no tempo regulamentar, a vaga será decidida nos pênaltis.


Um dos pontos que causa bastante polêmica é a divisão dos potes para o sorteio e o formato dos cruzamentos na competição.


O formato dos cruzamentos, que não houve alteração, segue a divisão de potes definida pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC). Os confrontos são estabelecidos entre os seguintes grupos: A x E, B x F, C x G e D x H.


Acredito que este é um ponto que deva ser revisto e em minha opinião para um maior equilíbrio seria importante a retirada deste ranking e desta divisão.


A competição conta com 128 equipes. A meu ver, desde o primeiro sorteio deveria ser feito em um único pote com a possibilidade de todos jogarem contra todos, assim como é feito em alguns torneios neste formato, por exemplo, no futebol europeu.


Neste ano, a Copa do Brasil iniciará com 80 times na primeira fase. Botafogo, Corinthians, o atual campeão Flamengo, Fortaleza, Internacional, Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro, Santos (campeão da série B), Paysandu/PA (campeão da Copa Verde), CRB (Copa Nordeste), já estão classificados para a terceira fase.


Os times grandes já possuem muitas vantagens, a mais significativa delas, o poderio econômico. Também não acredito que seja justo com os demais times do torneio que algumas equipes entrem na competição a partir da terceira fase.


O galo do oeste é o atual campeão da Copa Santa Catarina Foto: Divulgação


Do estado de Santa Catarina, para a edição de 2025 da Copa do Brasil, estão classificados os times do Brusque, Criciúma e Concórdia.


Sem dúvida, um tema polêmico mas que deve ser discutido para melhorar ainda mais uma das competições que mais atraem os brasileiros.


 

Jornalista Delamare de Oliveira Filho

Comments


Por: Delamare de Oliveira Filho

bottom of page