Campeão de votos é medalha de ouro no Xadrez do JASC 2024
- canalfalaatleta
- 1 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Juliano Zonta conquistou o ouro ao vencer todas as 7 partidas possíveis Foto: Juliano Zonta/Instagram
O enxadrista Juliano Zonta, campeão de votos no último pleito para vereador no município de Fraiburgo, conquistou a medalha de ouro na modalidade de xadrez na 63ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), em Concórdia.
Aos 34 anos, Juliano Artêmio Zonta, conhecido como "Professor Pena", se tornou o vereador mais votado da história de Fraiburgo no último pleito em 6 de outubro, conquistando 1173 votos, sendo reeleito para uma das cadeiras de vereador daquele município.
Participante de 12 edições do JASC, Juliano Zonta conquistou sua 9ª medalhas: 2 de ouro, 5 de prata e 2 de bronze. Um aspecto interessante e que vale destaque é que nas duas conquistas do ouro, uma nesta edição do JASC em 2024 (em Concórdia) e a outra há 10 anos atrás, em 2014 (em Itajaí), Juliano conquistou ambas as medalhas de forma invicta, vencendo as 7 partidas que disputou.

Disputa do xadrez no Jasc 2024, em Concórdia Foto: Delamare de Oliveira Filho
Disputou várias competições organizadas pela Federação Catarinense, disputou Campeonatos Brasileiros, mas nunca conquistou o título em tais competições. Foi medalhista em algumas edições da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.
Para ele, as competições eram muito disputadas e se orgulha de ter conquistado por várias ocasiões o vice-campeonato em alguns eventos e medalhas de terceiro lugar também em muitos deles.
Ao ser indagado sobre sua maior conquista no xadrez, Juliano responde prontamente: "A minha maior conquista tinha sido a medalha de ouro em 2014 e agora se junta a esta medalha também de ouro em 2024. Digo isto pois é muito difícil manter uma regularidade e conquistar uma medalha vencendo as sete partidas, das setes disputadas. Para mim é um feito incrível, e poder repetir isto, tem um gostinho ainda mais especial".

Concentração e foco, essenciais ao xadrez Foto: Divulgação
Como surgiu o xadrez na vida de Juliano Zonta
Juliano Zonta começou a jogar xadrez, os 10 anos de idade, na escola por influência do seu professor de Educação Física, Alvino Júnior (hoje já falecido) mas que foi primordial para a escolha do pequeno Juliano.
"Em sempre gostei de praticar esportes, futebol principalmente. Mas quando aprendi a jogar xadrez e minha evolução foi rápida, o xadrez me fascinou e no início eu jogava todo dia. Aos 12 anos, meus pais iriam se mudar para Bom Retiro e eu bati o pé que queria ficar em Fraiburgo para me dedicar ao xadrez. Fiquei três anos morando com meu irmão mais velho, tudo por conta deste sonho que eu estava vivendo a partir do Xadrez", ressaltou Juliano.
Mensagem para quem está iniciando no esporte
"Aproveite que você é novo, aprenda e treine vários esportes. Pratique e treine o máximo que você puder. Garanto que no tempo certo você, verá o que é para você. Aproveite cada oportunidade".
Jornalista Delamare de Oliveira Filho




Comentários