top of page

Atletas são humanos primeiro

  • Foto do escritor: canalfalaatleta
    canalfalaatleta
  • 1 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de out. de 2024


“Tenho que me concentrar na minha saúde mental”. Uma simples frase para muitos, dita por uma das principais ginastas e medalhista olímpica, norte-americana, Simone Biles.


Uma frase que poderia passar despercebida a tantos momentos nas Olimpíadas de Tóquio (2021), mas que nos faz pensar sobre um dos maiores problemas vivenciados por milhares de pessoas na atualidade: o desgaste psicológico.


Muitos imaginam que um atleta de alta performance, como é o caso dela, é um “super herói” que consegue ser forte contra tudo e contra todos. Esquecem que cada pessoa tem uma caminhada, uma história... Marcadas por escolhas, renúncias, treinos e mais treinos. E com eles, muita cobrança e inquietações.


Um dos dizeres de Biles que me marcou bastante nos últimos dias foi postado em seu perfil no Instagram (@simonebiles), onde ela afirma: “Eu realmente sinto que tenho o peso do mundo nos ombros às vezes”.


E isso ocorre, pois, atletas do nível dela, sabem que competir não é somente vencer seus adversários e conquistar uma medalha, mas, sobretudo, superar seu próprio limite. Em várias circunstâncias, observamos atletas emocionados, não com a colocação que conseguiram ao final da modalidade que competiram, mas com a evolução que tiveram ao longo de sua trajetória.


Acredito que Biles ficará marcada na história pela coragem de mandar essa mensagem ao mundo: não importa o que façamos, devemos cuidar de nossa saúde mental.


Precisamos desacelerar nossos pensamentos, aprender a gerir a nossa mente, trilhar o caminho do meio, o caminho do equilíbrio, lembrando o magnífico japonês, fundador do Judô, Jigoro Kano.


Podemos e devemos nos dedicar ao máximo em tudo o que formos fazer, tendo claro que esse “máximo” não é igual para todos, é algo muito particular. Guarde como exemplo essa iniciativa dessa brilhante ginasta norte-americana. Mas não faça da desistência um hábito.


Tenha em mente que em alguns momentos, desistir é o mais saudável a se fazer naquele momento. Saiba valorizar as escolhas que você fizer. Mesmo não sendo a escolha que os outros esperam. Afinal, só você sabe o que você passou, passa e sente.


Lembremos da mensagem da lagarta azul, Absolem, de Alice no país das maravilhas, “você não deve viver a vida como outras pessoas esperam que você viva, tem que ser sua escolha...”.


Parabéns Biles.


Artigo publicado no Jornal Notícias do Dia em 03/08/2021.


Jornalista Delamare de Oliveira Filho

Comentarios


Por: Delamare de Oliveira Filho

bottom of page