2024: um ano histórico para a Ginástica Artística do Brasil
- canalfalaatleta
- 3 de jan. de 2025
- 2 min de leitura

Foto: Miriam Jeske/COB
A ginástica artística brasileira não para de evoluir. E novamente, a modalidade foi uma das melhores do Brasil em 2024, com quatro medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris.
Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Julia Soares e Lorrane Oliveira fizeram história ao conquistar uma inédita medalha olímpica para o nosso país na prova por equipes.
Individualmente, Rebeca se isolou como a maior medalhista olímpica da história do Time Brasil.
Os Jogos Olímpicos de Paris foram os melhores possíveis para a ginástica artística feminina do Brasil. A começar pela tão sonhada medalha na final por equipes. O Brasil ficou em terceiro lugar, atrás apenas de Estados Unidos e Itália, para ganhar o bronze em Paris.
Se no Mundial de 2023 a medalha por equipes veio com mais tranquilidade, dessa vez foi com emoção. Para começar, Flávia Saraiva sofreu um corte no rosto durante o aquecimento das barras assimétricas. Mas ela conseguiu seguir na final e acertou todas as suas provas.
Ao longo da final, as brasileiras não foram tão certeiras quando no Mundial do ano passado. Mas com muita resiliência, elas conseguiram as notas necessária para ir ao pódio em Paris.
Para além dos Jogos Olímpicos, foi possível acompanhar também uma jovem geração que tem tudo para brilhar no próximo ciclo ao lado das nossas medalhistas olímpicas. Hellen Vitória foi o principal destaque do Campeonato Brasileiro e foi campeã sul-americana no solo.
Entre as atletas que estão na categoria juvenil, Isabel Aguilar foi o grande destaque do ano, mostrando evolução em todos os aparelhos e sendo a estrela do Sul-Americano Juvenil.
Mas outras ginastas como Julia Coutinho, Gabriela Bouças, Larissa Machado e Maria Eduarda Montesino também mostraram potencial para os próximos anos.
Texto de Gabriel Gentile publicado no site OTD - Olimpíada Todo Dia em 31 de dezembro de 2024 in https://www.olimpiadatododia.com.br/ginasticaartistica/655889-ginastica-art-retrospectiva-2024/
Jornalista Delamare de Oliveira Filho




Comentários