Maitê Silva, a multicampeã do Ciclismo
- canalfalaatleta
- 26 de out. de 2024
- 2 min de leitura

A multicampeã, Maitê Silva, de Rio do Sul para o mundo Foto: Confederação Brasileira de Ciclismo
Um ano para lá de incrível. Assim podemos descrever o ano de Maitê Vitória Coelho da Silva, 15 anos, atleta de Ciclismo, natural de Rio do Sul.
Maitê Silva conquistou em 2024, nada menos que os títulos de campeã dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) e Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc).
Na pausa de uma competição e outra, conversei com Maitê, que compartilhou seu sentimento ao ganhar provas tão importantes no calendário esportivo catarinense: “Para mim é sempre um prazer competir em Santa Catarina. É uma sensação única. Tenho um carinho muito especial em ter conquistado estes três títulos neste ano das competições mais importantes da base no estado”, afirmou Maitê.
Além destas conquistas, no mês de junho, em Palmas (TO), também foi vitoriosa no ciclismo de estrada e contrarrelógio, competindo por Indaiatuba (SP), no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Contrarrelógio, com excelentes resultados.
No ciclismo, os termos “estrada” e “contrarrelógio” referem-se a diferentes tipos de competições e técnicas de corrida. “Estrada” é uma competição realizada em longas distâncias em estradas públicas. Já no contrarrelógio, os ciclistas competem individualmente contra o relógio em uma rota fixa, com o objetivo de completar o percurso no menor tempo possível.
Conquista em Portugal
No mês de agosto, Maitê se destacou no cenário internacional, ao conquistar o segundo lugar na 3ª Volta a Portugal Feminina Sub 19. Sua primeira conquista fora do país.
Maitê comentou sobre as expectativas e a surpresa para ela ao conquistar o segundo lugar numa disputa que reuniu mais de 90 atletas: "Para mim foi uma conquista muito emocionante, pois foi a primeira vez que larguei com tantas meninas. Fiquei muito feliz, não era o resultado que eu esperava, foi muito mais do que eu esperava. E tudo isso, só aumenta meu ânimo para as próximas competições e para me aprimorar mais e mais".

Na Volta a Portugal, Maitê brilhou na pista Foto: Desportivo do Minho/Divulgação
De um gesto para ajudar o pai, surgiu a paixão pelo Ciclismo
Maitê tinha 9 anos, quando levava água na cestinha de sua bicicletinha para seu pai, Dalton Silva, que participava de corridas de rua.

Em 2017 nas primeiras pedaladas Foto: Maitê Silva/Arquivo Pessoal
Inspirada pelo pai, Maitê começou a se apaixonar pelo Ciclismo e cada vez mais, até que em 2021, ela participou de sua primeira prova de ciclismo que foi de mountain bike.

Daltou e Maitê, aos 9 anos, quando a paixão pelo Ciclismo começou Foto: Dalton SIlva/Arquivo Pessoal
Com informações extraídas do texto de Henrique Romanine do Grupo de Comunicação Difusora - https://www.gcd.com.br/esporte/ciclista-de-rio-do-sul-faz-historia-no-campeonato-brasileiro/
Jornalista Delamare de Oliveira Filho




Comentários